Oxicatalisador reduz nível de poluente de grupo gerador

Oxicatalisador SEMGE

Oxicatalisador reduz nível de poluente de grupo gerador, saiba mais…

O Oxicatalisador é um purificador de gases que, colocado na saída de escape de grupos geradores, reduz as emanações tóxicas e odoríferas provenientes da queima incompleta dos gases nos motores diesel.

Sua principal característica é reduzir os gases venenosos provenientes dos motores a combustão interna, o que é feito dentro do seu núcleo, ou seja, em uma câmara construída de aço inoxidável e preenchida com esferas catalisadoras de Platina (Pt)/Paládio (Pd) que, ao entrar em contato com a descarga quente do motor diesel, vai realizar uma combustão catalítica, oxidando as substâncias tóxicas CO (monóxido de carbono), NOx (óxidos nitrosos), SO2 (óxidos sulfurosos), HC (hidrocarbonetos) reduzindo-os a CO2 (dióxido de carbono) + H2O (vapor d`água).

EFICIÊNCIA:

Reduz até 95% – CO (Monóxido de carbono)

Reduz até 50% – SOx (Óxidos sulfurosos)

Reduz até 40% – HC (Hidrocarbonetos e Material Particulado)

Reduz até 10% – NOx (Óxidos nitrosos)

Como utiliza a temperatura dos gases de escape para atingir sua eficiência máxima, a instalação do Oxicatalisador deve ser o mais próximo possível da saída de gases do motor.

A perda de carga do Oxicatalisador é de até 120 mmca, sendo cada modelo de Oxicatalisador calculado conforme a vazão de gases do motor. Deve-se calcular a perda de carga total da tubulação para verificar que o limite de perda de carga do motor não seja ultrapassado.

Oferece baixo custo inicial e operacional, pois a instalação é simples e requer um mínimo de manutenção, executada a cada 7.000 horas, desde que a cada 1.000 horas a carga seja descarbonizada.

Informação técnica

Equipamento que, colocado na saída do escapamento de motores do ciclo diesel, reduz o nível de poluentes emitidos no funcionamento de grupos geradores. Trata-se de bojo fabricado de aço inoxidável norma AISI 430 que possui internamente um aglomerado de esferas de alumina calcinada impregnadas com paládio, prata e platina. Esse aglomerado de esferas é colocado em uma câmara metálica perfurada para impedir que as esferas saiam com a passagem dos gases. A câmara é instalada dentro do bojo, ficando entre a passagem dos gases, para filtrar o material particulado (MP) e reagir com os gases nocivos de exaustão. Reage quimicamente com as moléculas dos gases, reduzindo o nível de emissão de monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC), óxido de nitrogênio (NOx) e óxido de enxofre (SO2), através de processo de colisão de moléculas por turbilhonamento.